Espante o frio e a tristeza: falso vinho quente (sem álcool)!

O inverno está quase batendo a nossa porta, e com a proximidade de sua chegada as noites se tornam cada vez mais longas e frias. Assim, nosso organismo solicita coisas quentes, pois necessita manter-se aquecido para seguir trabalhando a plena.

Paralelamente a iminente chegada do frio, as festas juninas pipocam pelas noites afora e haja fogueira acesa, vinho quente e quentão para aquecer os festeiros juninos, que encaram as madrugadas geladas ao ritmo do forró e povoam os arraiás que se espalham de Norte a Sul do país.

Quando participo destas festas sempre me preocupo com o aquecimento das crianças, afinal precisamos protege-las do fogo. Portanto, não devemos deixá-las ficar muito próximas às fogueiras e também não podemos usar as bebidas típicas, que cumprem esta função, pois as mesmas contém álcool, que mesmo fervido não é recomendável.

Além das crianças, precisamos olhar também para as pessoas que tem problemas com álcool e, consequentemente, se ressentem nestes eventos e muitas vezes deixam até de participar, pois falta uma bebida direcionada também a este público.

No intuito de agregar a todos, sem distinção, a coluna publica uma receita deliciosa de uma bebida a base de frutas e especiarias, com sabor muito próximo das tradicionais bebidas de festas juninas, que cumpre perfeitamente a função de aquecer e ainda traz a enorme vantagem de ser saudável e não causar danos ao nosso organismo.

Este falso vinho quente não se restringe ao mundo colorido e fascinante das festas juninas e pode se tornar um delicioso hábito, na sua rotina e transformar o temido inverno numa experiência única e muito agradável.

INGREDIENTES:

1 Maracujá (só a polpa)

1 Maçã

2 Fatias de abacaxi picadas

1 Pau ou rama de canela

5 Cravos da Índia

1 Anis estrelado

1 Lasca grande de gengibre

4 Colheres sopa rasa de açúcar (de preferência orgânico)

1 Litro de água

PREPARO:

Separe uma xícara de água adicione o açúcar e misture até dissolver.

Leve então ao fogo, até levantar fervura e adicione as frutas e especiarias.

Acrescente então a água restante e deixe ferver por 5 minutos.

Coe e está pronto para servir!

RENDIMENTO: 6 Xicaras!

ACOMPANHAMENTO: Bolos, tortas, biscoitos, sanduíches…

Cai muito bem depois das refeições, pois auxilia na digestão.

Perfeito para beber antes de dormir, pois produz relaxamento e melhora a qualidade do sono.

DICA: Se for servir quente e numa xícara, decore com uma rodela de limão, além de embelezar, ainda acrescenta sabor.

Para deixar o chá ainda mais saudável use o açúcar mascavo, neste caso a semelhança com o vinho quente será ainda maior, pois ficará com gosto de cana. A bebida também pode ser preparada, sem acrescentar açúcar.

NOTA: Este falso vinho quente, que mistura frutas com chá, tem uma terapêutica ampla e rica, pois todos os ingredientes utilizados trazem uma série de benefícios a nossa saúde, vamos dar uma rápida pincelada em cada item:

Maracujá: Conhecido popularmente com a fruta da paixão, tem grande poder relaxante, melhora a qualidade do sono e tem a capacidade de impedir o crescimento de alguns tipos de câncer.

Maçã: Rica em vitaminas e sais minerais ajuda a limpar o sangue e sua pectina de fácil digestão, ajuda a controlar os índices de colesterol.

Abacaxi: Muito utilizado pelos povos indígenas, esta fruta tropical é muito usada pela medicina popular para uma ampla gama de doenças. Entre suas tantas facetas: facilita a digestão, desintoxica o organismo, acelera a cicatrização e melhora a circulação sanguínea.

Canela: Ao longo de toda Antiguidade, a canela foi ao lado da pimenta, a mais cara e cobiçada das especiarias. Esta especiaria perfumada, entre seus tantos benefícios: acalma a tosse, fortifica estômago e fígado, pois é um tônico estimulante.

Cravo da Índia: Esta pequena flor desidratada, possui propriedades bactericidas e fungicidas marcantes.

Gengibre: Este rizoma de grande reputação na medicina Ayurvédica, tem comprovação científica de que seu consumo regular abaixa a taxa de colesterol.

Anis estrelado: Estas magníficas estrelas de oito pontas irregulares são digestivas e laxantes.

Imagine o poder de todos estes ingredientes reunidos! Com certeza esta bebida tem a capacidade de atuar e regular qualquer sistema fisiológico. Delicioso, barato e eficiente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *